quinta-feira, dezembro 03, 2009

Fogaça de Santa Maria da Feira

Olá amigas! Pois é ora cá estão as minhas primeiras fogaças,que dizem?
Esta é uma receita típica daqui de Santa Maria da Feira,até há um feriado aqui chamado o 20 das fogaças,que se celebra no dia 20 de Janeiro.
E como gostamos muito decidi me aventurar!

A receita tirei de um livro feito pelas escolas,mas eu decidi pedir ajuda á maquina de fazer pão e fiz umas alterações.
Então cá vai a receita:
-200ml água
-1 colh.chá de sal
-50gr fermento de padeiro
-1 kg de farinha s/fermento
-200gr açúcar
-100gr manteiga
-6 ovos
-1 limão
-1/2 colhe.chá de canela em pó
Colocar os ingredientes na cuba da máquina,começando sempre pelos líquidos,não se esquecendo de dissolver o fermento na agua.O limão tem que se meter o sumo e a raspa.A manteiga é amolecida.
Programa massa ( na minha maquina(bifinet) é o 8).Depois polvilhar uma superfície com farinha e moldar a massa,dividir em duas partes iguais (dá para duas fogaças),fazer um rolo e enrolar a partir da parte mais larga até formar uma pirâmide.Deixar levedar cerca de uma hora.Dar um 4 golpes com a tesoura que é onde resultaram as "torres".
Pincelar com ovo batido e vai ao forno cerca de 20 a 25 min.A meio da cozedura abra o forno e volte a abrir os cortes.
P.s.O sabor ficou muito bom só não ficaram brilhantes porque não pincelei com ovo batido,mas na próxima pincelo.Não deixem estar tempo a mais senão podem ficar secas,pode parecer em cima que ainda não estão cozidas mas é mesmo assim.As minhas ficaram um pouco de tempo a mais,mas na próxima vão ficar no ponto de certeza.Ah eu aconselho a untar e polvilhar a forma para não colarem.
Experimentem!

23 comentários:

Unknown disse...

Bem estas já se comiam...devem ter ficado bem boas. Beijinhos

Marina Mott disse...

Deve estar bom demais!!!!Lindas certamente estão!!

Fernanda Rocha Mesquita disse...

Boa tarde ai, bom dia daqui. aqui sao 7h da manha, ainda noite bem escura. Vou experimentar de certeza!

Figos & Funghis disse...

Que delícia de receita! Adorei. Venho sempre ao seu blog, já virei seguidora.
Bjos

Smas disse...

Humm, devem ter ficado uma delicia. Sö não tenho a máqina do pão..

Nane Cabral disse...

Humm... nunca tinha escutado ou visto mas fiquei morrendo de vontade... bjinhos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

Sarita disse...

Smas a receita original é amassada mesmo á mão eu é que quis fazer na maquina.
Bjitos.

Anónimo disse...

Ai do q agora me lembraste, acho q vou ter q ir à feira comprar uma :D
Nós adoramos as fogaças daí mas especialmente de uma casa q agora n me lembro o nome, todos os anos dia 20 de janeiro é tradição alguém da família ir aí buscar para comermos! ehehehehehehheh
São deliciosamente boas :D
As tuas tem óptima aspecto.
Beijinhos doces**

Tati - Panelaterapia disse...

Eu não conhecia esta receita, mas parece muito boa!!!
Bjs

cozinha da tia Adelaide disse...

Tenho uma amiga em Santa Maria da Feira e ela deu-me a provar essa maravilha, gosto muito e vou guardar a tua receita para fazer brevemente
bjs

Romy Almeida disse...

Que delicia... ficaram lindas. Parabéns :-)

ameixa seca disse...

Quero ver se faço em breve. Nunca provei mas parece ser uma delícia :)

Carina disse...

Tal como tu, adoro fogaças!!!!
Elas estão bem perto!!!!
As tuas ficaram lindas!!!!

Beijinhos :)

Anónimo disse...

Até que enfima a receita das famosas!! Sou algarvia e fã, como sempre que posso, e sempre que alguém cá vem "cravo" para me trazerem! Esta semana tive a sorte de me trazerem uma, deliciosa! Obrigada pela partilha. Esta receita vale OURO! Bjs desde Tavira

Inês disse...

Uma receita a experimentar!! Com a ajuda da mfp e tudo=) Estão muito apetitosas.
P.s: pois, tambem não consigo resistir aos bixitos!! Já recolhi uns quantos! Realmente o teu mimo é parecido com o meu Gil! Tambem tem os olhos azuis?

Menina Miminhosm disse...

Muito boooom!!!
jinhos!!!

moranguita disse...

sara nunca provei as fogaças daique bonitas e enormes que ficaram
bom fim de semana

Ângelo Miguel Magalhães Cardoso disse...

Elas defacto tem bom aspecto. Só acho que devias apertar mais a massa a enrolar.
Desde já quando for a amostra da fogaça no castelo da feira, que será brevemente vou-te convidar...

PratosdaBela disse...

Miga, já as fiz, hoje no dia 20.
Obrigadão pela receita, são maravilhosas, és uma Grande Mulher...
Jinhos fofos

c-marinha disse...

Experimentei esta receita e foi aprovadissima. Somos de S.M.Feira e a minha filhota faz anos a 20 de Janeiro. Penso que esta receita irá fazer parte da sua festa de aniversario nos proximos anos. Obrigado por compartilhar.

Unknown disse...

Hoje tive o prazer de conhecer o seu Blog e certamente virei muitas outras vezes.
Estas fogaças encheram-me de saudades dos tempos em que vivi em Esmoriz. Costumava comprá-las no Mercado, em Espinho.
Abraços e muitas felicidades
Dília (Rio de Janeiro)

Belita disse...

ADOREI!!!E O BOLINHO DE COCO TB!

Kátia Santos disse...

Bom dia Sara,
Andava a pesquisar as famosas Fogaças de Santa Maria Da Feira e achei o teu cantinho.
Parabéns pelo cantinho e ate somos vizinhas :)
Também sou de Santa Maria da Feira :)

Bjinho

Katia
http://entretachosebimby.blogspot.pt/

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin